O logo proposto pela nossa Província para o ano de 2018 busca reunir as principais marcas da tradição e da espiritualidade agostinianas juntamente com a nossa presença de religiosos consagrados no território brasileiro.
A base do logo possui o tradicional elemento agostiniano do livro que representa a Palavra de Deus, revelada na história, como comunicação divina direcionada a todo ser humano e fundamental na conversão de Santo Agostinho e de todo agostiniano.
O coração em chamas é símbolo do ser humano inquieto que busca respostas diante dos desafios cotidianos, esse aspecto da humanidade demonstra no livro, pois Agostinho encontrou aquilo que buscava em Deus. O coração desenvolve os traços do número zero que juntamente com o número sete formam 70, aludindo os anos de presença Agostiniana Descalça no Brasil.
A flecha indica o amor de Deus que consome e transpassa a humanidade, a ferida demonstra a abertura a algo que vem de fora que transforma o interior da pessoa. Juntamente com a flecha, a cruz representa a ação divina na atividade de evangelização, pois o tríptico agostiniano (livro, coração, flecha) sublinha o aspecto pessoal e contemplativo, enquanto que a cruz indica o aspecto comunitário e ativo.
O caminho, enfim, possui as inscrições “Agostinianos Descalços” e “Brasil” como alusão de todo o percurso feito por nossos religiosos, com a graça de Deus, ao longo desses 70 anos. Os traços indicam o início do caminho, mas não o seu fim, pois o dia 12 de junho de 1948 foi o marco inicial, mas o dia 12 de junho de 2018 é somente mais uma etapa nesse longo percurso religioso e existencial que tem em Deus a sua plenitude.
frei Diones Rafael Paganotto, oad