Etapas de formação

Toda obra formadora tem seu fundamento na doutrina cristã sobre o homem, imagem vivente de Deus, luminosamente explicada pelo Santo Pai Agostinho (Constituições, 74 §1).

A verdadeira educação cristã promove a formação da pessoa humana. Aos aspirantes à vida religiosa e aos religiosos há de dar-se assistência para desenvolverem seus dotes morais e intelectuais, para adquirirem maturidade responsável, para usarem retamente sua liberdade pessoal, superando corajosamente os obstáculos e alcançado a plena maturidade cristã.

Vídeo sobre as etapas da formação na Ordem dos Agostinianos Descalços.


Formação Inicial

1ª Etapa: Acolhimento pela Equipe Vocacional

O vocacionado inicia o seu processo de discernimento vocacional do diálogo com os responsáveis da Equipe Vocacional e realização de visitas às casas de formação, além da participação a encontros vocacionais.

Frei Alexandre GregorekAnimador vocacional

Frei Adelcio Vultuoso Setor Paraguai
Frei Evandro FaveroSetor Paraná
Frei Joacir ChiodiSetor Rio de Janeiro
Frei Renato Machado Setor Mato Grosso
Frei Márcio dos Santos Silva – Setor Nordeste


2ª Etapa: Aspirantado/Postulado/Filosofia

O vocacionado é acolhido em alguns dos nossos seminários menores ou comunidades religiosas para iniciar seu caminho de formação, mediante a vida de oração, estudo, partilha, lazer e atividades diversificadas. O vocacionado é direcionado ao seminário que melhor se adéqua à sua etapa de estudo: Ensino Médio ou Curso superior (filosofia). Ao final da filosofia, o vocacionado se prepara para abraçar nossa vida através do noviciado.

Frei Álvaro Agazzi
Seminário menor Santo Agostinho, Ampére (PR)
Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Frei Evandro Favero
Seminário menor Nossa Senhora da Consolação, Nova Londrina (PR)
Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Frei José Arnaldo Schott
Seminário menor Santo Agostinho, Bom Jardim (RJ)
Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Frei Adelcio Vultuoso
Seminário menor San Ezequiel Moreno, Yguazú – Paraguai
Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Frei Joacir Chiodi
Seminário maior Santa Rita, Ramos/Rio de Janeiro (RJ)
Estudos filosóficos


3ª Etapa: Noviciado

O noviço recebe o hábito religioso dos Agostinianos Descalços e começa a sua caminhada na vida religiosa. O noviciado tem a duração de um ano completo e é caracterizado por uma formação mais intensa acerca da vida religiosa agostiniana. Este período é um tempo intenso de oração, estudo e formação religiosa. Ao término do ano de noviciado, o noviço emite a profissão temporária dos votos de castidade, pobreza, obediência e humildade por três anos.

Frei Valdecir Soares
Noviciado Santa Mônica, Toledo (PR)


4ª Etapa: Teologia

Nesta etapa, o professo temporário se dedica ao estudo teológico e se prepara para a Profissão Solene. É um período de compreensão mais profunda da chamada do Senhor para a vida religiosa agostiniana que culmina com a profissão solene dos votos. Caso o religioso se sinta, também, chamado para o ministério sacerdotal, a ordenação ocorre após um idôneo período de vivência na comunidade religiosa como professo solene.

Frei Renan Ilustrísimo
Colégio Internacional Fra Luigi Chmel, Roma – Itália
Estudos teológicos


Formação Permanente

A formação dos religiosos nunca termina. Ela é um compromisso que dura a vida toda. Portanto, a fim de adequar-se de forma constante e progressiva às exigências da própria vocação, os religiosos sejam sempre dóceis discípulos de Cristo, “o Mestre interior, na escola do coração”, empenhando-se em aperfeiçoar com diligência sua cultura espiritual, doutrinal, agostiniana e técnica. O Definitório Geral estabeleça as normas para atuar a formação permanente, segundo as diretrizes da Igreja, a nossa legislação e as exigências da nossa espiritualidade. Os superiores proporcionem aos religiosos as ocasiões oportunas, os subsídios e o tempo (Constituições, 124).

Vários religiosos continuam seus estudos no campo da filosofia, teologia e formação, através de cursos e encontros, além da pós-graduação. Contamos atualmente com religiosos especializados em aconselhamento pastoral, atividade formativa, pedagogia, psicologia, teologia sistemática, história da igreja, teologia bíblica, direito canônico, teologia espiritual e filosofia sistemática.

Vídeos sobre a vivência do carisma agostiniano durante a formação.