Etapas de formação

Toda obra formadora tem seu fundamento na doutrina cristã sobre o homem, imagem vivente de Deus, luminosamente explicada pelo Santo Pai Agostinho (Constituições, 74 §1).

A verdadeira educação cristã promove a formação da pessoa humana. Aos aspirantes à vida religiosa e aos religiosos há de dar-se assistência para desenvolverem seus dotes morais e intelectuais, para adquirirem maturidade responsável, para usarem retamente sua liberdade pessoal, superando corajosamente os obstáculos e alcançado a plena maturidade cristã.

Vídeo sobre as etapas da formação na Ordem dos Agostinianos Descalços.


Formação Inicial

1ª Etapa: Acolhimento pela Equipe Vocacional

O vocacionado inicia o seu processo de discernimento vocacional do diálogo com os responsáveis da Equipe Vocacional e realização de visitas às casas de formação, além da participação a encontros vocacionais.

Frei Alexandre GregorekAnimador vocacional

Frei Adelcio Vultuoso Setor Paraguai
Frei Evandro FaveroSetor Paraná
Frei Joacir ChiodiSetor Rio de Janeiro
Frei Renato Machado Setor Mato Grosso


2ª Etapa: Aspirantado/Postulado/Filosofia

O vocacionado é acolhido em alguns dos nossos seminários menores ou comunidades religiosas para iniciar seu caminho de formação, mediante a vida de oração, estudo, partilha, lazer e atividades diversificadas. O vocacionado é direcionado ao seminário que melhor se adéqua à sua etapa de estudo: Ensino Médio ou Curso superior (filosofia). Ao final da filosofia, o vocacionado se prepara para abraçar nossa vida através do noviciado.

Frei Álvaro Agazzi
Seminário menor Santo Agostinho, Ampére (PR)
Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Frei Evandro Favero
Seminário menor Nossa Senhora da Consolação, Nova Londrina (PR)
Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Frei José Arnaldo Schott
Seminário menor Santo Agostinho, Bom Jardim (RJ)
Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Frei Adelcio Vultuoso
Seminário menor San Ezequiel Moreno, Yguazú – Paraguai
Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Frei Joacir Chiodi
Seminário maior Santa Rita, Ramos/Rio de Janeiro (RJ)
Estudos filosóficos

Frei Francisco Ferreira
Seminário maior Santa Mônica, Toledo (PR)
Estudos filosóficos


3ª Etapa: Noviciado

O noviço recebe o hábito religioso dos Agostinianos Descalços e começa a sua caminhada na vida religiosa. O noviciado tem a duração de um ano completo e é caracterizado por uma formação mais intensa acerca da vida religiosa agostiniana. Este período é um tempo intenso de oração, estudo e formação religiosa. Ao término do ano de noviciado, o noviço emite a profissão temporária dos votos de castidade, pobreza, obediência e humildade por três anos.

Frei Valdecir Soares
Noviciado Santa Mônica, Toledo (PR)


4ª Etapa: Teologia

Nesta etapa, o professo temporário se dedica ao estudo teológico e se prepara para a Profissão Solene. É um período de compreensão mais profunda da chamada do Senhor para a vida religiosa agostiniana que culmina com a profissão solene dos votos. Caso o religioso se sinta, também, chamado para o ministério sacerdotal, a ordenação ocorre após um idôneo período de vivência na comunidade religiosa como professo solene.

Frei Renan Ilustrísimo
Colégio Internacional Fra Luigi Chmel, Roma – Itália
Estudos teológicos


Formação Permanente

A formação dos religiosos nunca termina. Ela é um compromisso que dura a vida toda. Portanto, a fim de adequar-se de forma constante e progressiva às exigências da própria vocação, os religiosos sejam sempre dóceis discípulos de Cristo, “o Mestre interior, na escola do coração”, empenhando-se em aperfeiçoar com diligência sua cultura espiritual, doutrinal, agostiniana e técnica. O Definitório Geral estabeleça as normas para atuar a formação permanente, segundo as diretrizes da Igreja, a nossa legislação e as exigências da nossa espiritualidade. Os superiores proporcionem aos religiosos as ocasiões oportunas, os subsídios e o tempo (Constituições, 124).

Vários religiosos continuam seus estudos no campo da filosofia, teologia e formação, através de cursos e encontros, além da pós-graduação. Contamos atualmente com religiosos especializados em aconselhamento pastoral, atividade formativa, pedagogia, psicologia, teologia sistemática, história da igreja, teologia bíblica, direito canônico, teologia espiritual e filosofia sistemática.

Vídeos sobre a vivência do carisma agostiniano durante a formação.