História

A Ordem dos Agostinianos Descalços (OAD) é um dos ramos da família religiosa agostiniana. Seu início ocorreu no ano de 1592, durante o 100º capítulo geral da Ordem de Santo Agostinho (OSA), quando os religiosos aceitaram o convite do Concílio de Trento para que que as ordens religiosas tivessem uma observância mais estrita dos votos religiosos de pobreza, castidade e obediência.

No convento de Santa Maria dell’Olivella, na cidade italiana de Nápoles, alguns religiosos constituíram a primeira comunidade reformada no dia 20 de julho de 1592, quando ” revestidos de lã rude, ficaram descalços”. Esta data e esta citação são consideradas o início da Ordem dos Agostinianos Descalços, como desejo de renovação espiritual através do uso de sandálias como sinal externo de desprendimento, da penitência e da entrega total a Divina Providência.

Após a aprovação do Papa Clemente VIII, durante os séculos XVII e XVIII os Agostinianos Descalços constituíram conventos em várias regiões europeias (Itália, França, Império austro-húngaro, Espanha e Portugal), além do Tonquim (atual Vietnã) e da China.

Em 1948 os Agostinianos Descalços chegaram ao Brasil e em 1994 às Filipinas. Atualmente, a Ordem é constituída por três províncias: Itália, Brasil e Filipinas, além de comunidades missionárias em países como Paraguai, Camarões, Indonésia e Vietnã.

A Província do Brasil está presente nos estados do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e Bom Jardim), São Paulo (Ourinhos), Paraná (Araucária, São José dos Pinhais, Toledo, Ouro Verde d’Oeste, Nova Londrina, Ampére, Pinhal de São Bento, Salgado Filho e Manfrinópolis) e Mato Grosso (Colíder e Nova Canaã do Norte), além de duas cidades no Paraguai (Yguazú e Villa Elisa).

.

DATAS IMPORTANTES DA NOSSA HISTÓRIA

.

9 de abril de 1256: Papa Alexandre IV, com a Bula Licet Ecclesiae, aprova a Grande União e a criação da Ordem dos Eremitas de S. Agostinho.

19 de maio de 1592: o Centésimo Capítulo geral osa, com o decreto Et quoniam satis, prescreve a reforma a todos os conventos da Ordem.

28 de junho de 1592: Fr. André Dias, agostiniano reformado da Espanha, chega ao convento de S. Agostinho em Nápoles e une-se a Fr. André de Sicignano no convento de S. Maria dell’Olivella para iniciar a vida reformada.

20 de julho de 1592: os primeiros Agostinianos Descalços vestem o hábito da Reforma no protocenóbio de S. Maria dell’Olivella (Nápoles).

16 de novembro de 1593: Fr. André Securani, Prior geral osa, reconhece juridicamente a Reforma, com o Decreto Cum Ordinis nostri splendorem.

22 de dezembro de 1594: Papa Clemente VIII, com o Breve Decet Romanum Pontificem, aprova formalmente a Reforma.

21 de abril de 1598: o Primeiro Capítulo geral da nossa Reforma, celebrado em S. Paolo alla Regola em Roma, promulga as primeiras Constituições e o Cerimonial da Reforma.

10 de dezembro de 1599: os Agostinianos Descalços das duas comunidades romanas, na Igreja de S. Stefano Rotondo, renovam a profissão nas mãos do Superintendente Apostólico Fr. Pedro da Mãe de Deus, ocd, acrescentando pela primeira vez o quarto voto de humildade.

5 de maio de 1620: Papa Paulo V, com o Breve Sacri Apostolatus ministerio, aprova de forma específica as novas Constituições, promulgadas pelo Capítulo geral de 1609.

1° de março de 1697: Fr. Alfonso Romano da Mãe de Deus e Fr. João Mancini dos Ss. Agostinho e Mônica partem do Convento de Gesù e Maria para iniciar as missões no Oriente: Tonquim e China.

21 de abril de 1931: a Congregação dos Religiosos aprova as Constituições, renovadas segundo o Código de Direito Canônico de 1917.

12 de junho de 1948: chegada dos primeiros Agostinianos Descalços a Ramos/Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

28 de agosto de 1983: a Congregação para os Religiosos e os Institutos Seculares aprova as Constituições, atualizadas segundo as diretrizes do Concílio Vaticano II e do Código de Direito Canônico de 1983.

2 de agosto de 1994: chegada dos primeiros Agostinianos Descalços a Cebu City, Filipinas.

19 de março de 1999: O Prior geral, Fr. Eugenio Cavallari, promulga o Ritual ad experimentum.

13 de julho de 1999: o LXXV Capítulo geral extingue as quatro Províncias italianas criando uma única Província da Itália: Madonna del Buon Consiglio, o mesmo Capítulo extingue a Delegação do Brasil criando a Província Santa Rita de Cássia do Brasil.

14 de agosto de 2004: início da missão em Bandung, Indonésia, com a bênção do Bispo local.

18 de julho de 2005: o LXXVI Capítulo geral extingue a Delegação das Filipinas e cria a Philippine Province Saint Nicholas of Tolentino.

22 de janeiro de 2007: chegada dos primeiros Agostinianos Descalços a Yguazú, Paraguai.

20 de janeiro de 2008: chegada dos primeiros Agostinianos Descalços a Bamenda, Camarões.

4 de maio de 2008: chegada dos primeiros Agostinianos Descalços a Da Nang, Vietnã.

21 de novembro de 2019: a Congregação dos Religiosos aprova as novas Constituições, após a celebração do LXXVIII Capítulo geral.