Revista Ide e Anunciai 32. Os Agostinianos Descalços em Araucária (PR)

Em julho de 2015 Frei Airton Mainardi e os Professos do Seminário Santa Rita do Rio de Janeiro (RJ), foram hóspedes no Seminário Maior Maria Mãe da Igreja da Diocese de São José dos Pinhais (PR), sendo reitor do mesmo seminário Padre Braz Hoinatz de Andrade, Agostiniano Descalço, em experiência na diocese. Nessa visita nasceu a ideia de abrir uma nova casa na região metropolitana de Curitiba (PR). Depois de várias tratativas Dom Francisco Carlos Bach, bispo diocesano de São José dos Pinhais ofereceu à Ordem a Paróquia Senhor Bom Jesus de Araucária (PR) composta da Matriz e 9 capelas, tendo uma população de cerca 40 mil habitantes. No dia 16 de dezembro de 2015 no III Capítulo provincial da nossa Província Santa Rita de Cássia, foi aprovada a abertura da Comunidade Frei Luiz Chmel e erigida canonicamente pelo Definitório Geral no dia 14 de fevereiro de 2016.

Igreja Matriz.

A primeira comunidade foi composta por Frei Laercio Dias Sanção (Pároco), Frei Elves Allano Perrony e Frei Denildo da Silva. No dia 30 de janeiro de 2016 Dom Francisco Carlos Bach deu posse ao novo pároco e vigários paroquiais, acolhidos com grande festa pela comunidade. A comunidade paroquial passava por uma grande crise moral, ética e econômica e depositaram nos novos Freis Agostinianos toda a esperança de renovação.

As dificuldades foram muitas, a primeira delas a mudança de congregação, a cidade de Araucária desde sua origem foi sempre evangelizada pelos Padres da Congregação da Missão (Padres Vicentinos) que cuidavam as quatro paróquias da cidade. Os novos Freis trouxeram um estilo novo para a paróquia e para a cidade de Araucária muito bem recebido pela maioria e questionado por alguns.

A primeira mudança foi a celebração da Santa Missa todos os dias na matriz, todo final de semana nas capelas e confissões e aconselhamento espiritual todos os dias. A comunidade teve uma grande mudança através da presença continua dos Freis celebrando os sacramentos. Outra grande dádiva foi a devoção a Santa Rita trazida pelos Freis Agostinianos, já desde a primeira Santa Missa em louvor a Santa Rita muitas graças alcançadas pelos seus novos devotos.

Uma grande dificuldade foi resolver o problema econômico, que levou também pouco tempo para ser resolvido, com ajuda de todas as comunidades e a 1ª festa de Santa Rita de Cássia. Assim, a comunidade começou a caminhar novamente com novos projetos. Frei Elves Allano Perrony assumiu a coordenação diocesana do Dízimo dando um grande impulso para a comunidade paroquial, que através da partilha do dízimo, voltou a crescer pastoralmente e estruturalmente.

Tudo andava bem, mas o Senhor sempre pede mais de nós, na primeira Santa Páscoa (março 2016) que celebramos na nova paróquia uma notícia inesperada nos entristeceu, Frei Denildo da Silva, sem motivos aparentes, resolveu deixar a comunidade religiosa para fazer uma experiência pastoral na diocese de Joinvile. Toda a comunidade ficou perplexa, em tão pouco tempo e já um Frei está indo embora. O trabalho pastoral organizado pra três padres foi mantido, sobrecarregando, porém, os dois que ficaram, Frei Laércio e Frei Elves, que continuaram firmes, unidos e perseverantes.
Boas notícias chegaram no dia 28 de agosto de 2016, Solenidade do Santo Pai Agostinho, quando o Prior provincial comunicou que Frei Indiomar Maieski Smaniotto, ordenado sacerdote no dia anterior, iria fazer parte da comunidade Frei Luiz Chmel. A chegada do novo sacerdote deu novo impulso pastoral para toda a paróquia, matriz, capelas, pastorais e movimentos.

Tudo corria bem até uma nova perda para a comunidade, pois Frei Laercio adoeceu, e por motivos de saúde, em janeiro de 2017, deixou a comunidade para cuidar da saúde. A comunidade se entristeceu, mas entendeu o motivo da saída, e rezou pela sua recuperação.

No dia 25 de fevereiro de 2017, Frei Elves Allano Perrony recebe a posse como novo pároco e a comunidade recebe seu novo sacerdote Frei Adalmir de Oliveira, novo vigário paroquial. Apesar das várias mudanças de padres, os resultados pastorais e econômicos são muito positivos.

Posse de Frei Elves.

Com apenas um ano de presença na paróquia já começaram a aparecer os frutos vocacionais. Em fevereiro de 2017, ingressaram, dois jovens da comunidade, no Seminário Santa Rita no Rio de Janeiro (RJ), para cursar a faculdade de filosofia. Graças a Deus tantos outros jovens procuram os frades interessados em ingressar no seminário, assim a nova comunidade se tornou um novo campo vocacional para a Ordem.

Novo passo importante da comunidade será divulgar a devoção a Frei Luiz Chmel que está em processo de canonização, que ele interceda sempre pela nossa Ordem e pela nossa paróquia Senhor Bom Jesus.

Frei Elvis Allano Perrony, oad

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *