Revista Ide e Anunciai 20. Os Agostinianos Descalços em Nova Londrina (PR)

A Ordem dos Agostinianos Descalços, comemorando seus 70 anos de presença no Brasil em 2018, rende graças a Deus pelos seus 40 anos de presença em Nova Londrina (Frei Vicente Mario Sorce estava trabalhando como pároco aqui desde fevereiro de 1978) e pelos 25 anos de presença como comunidade religiosa constituída (Frei Eugenio Del Medico, Frei Luigi Kerschbamer e dez noviços se juntaram ao Frei Vicente Sorce em 11 de fevereiro de 1993). A formação desta comunidade em Nova Londrina se deve à necessidade de ter uma sede própria para o Noviciado, que era no Seminário Santa Mônica de Toledo, onde acolhia também seminaristas, postulantes e professos. Este Seminário ficou pequeno demais para atender os pedidos de vagas de novos candidatos, como também para receber os jovens provenientes do Seminário Santo Agostinho de Ampére.

Igreja Matriz.

Primeira comunhão.

No dia 27 de janeiro de 1992, no Encontro Anual dos Frades Agostinianos, juntamente com o Prior Geral Frei Eugênio Cavallari, os padres concordaram em criar uma nova casa de noviciado. O lugar escolhido foi Nova Londrina. Frei Vicente Mário Sorce ficou encarregado de fazer uma sondagem sobre a possibilidade da doação de um terreno para a futura construção. O Definitório Geral extraordinário realizado no dia 10 de dezembro de 1992 aprovou a criação da nova casa.
A senhora Maria Pereira da Costa Gõetten, pessoa aberta às necessidades da Igreja e sensível ao problema vocacional, doou uma área com cerca de 48.400 metros quadrados, retirada 1.500 metros da cidade, na antiga estrada de Guairaçá, para a realização da obra. O Bispo diocesano de Paranavaí, Dom Rubens recebeu os Frades Agostinianos Descalços na Cúria diocesana no dia 27 de julho de 1992, manifestando sua alegria e seu apoio ao pedido da Ordem de trabalhar em sua Diocese no campo pastoral e vocacional.

Frei Vicente Mandorlo, Frei Vicente Sorce, Frei Antonio Giuliane e Frei Luigi Kerschbamer,
início da construção do seminário.

No dia 11 de fevereiro de 1993 foi realizada uma solene celebração presidida por Dom Rubens, com a participação do Prior Geral Frei Eugenio Cavallari, comemorando o IV centenário da fundação dos Agostinianos Descalços e a chegada da nova comunidade religiosa em Nova Londrina. Esta foi formada por Frei Vicente Sorce, Frei Eugenio Del Medico, Prior, Frei Luigi Kerschbamer, mestre dos noviços e os dez noviços que vestiram o hábito religioso no dia 10 de janeiro de 1993, em Ouro Verde do Oeste (PR). Assim sendo, no dia 11 de fevereiro de 2018, os Agostinianos Descalços, enquanto comunidade religiosa constituída, completam 25 anos de presença nesta cidade.

Dom Rubens deu a bênção à sede provisória do noviciado (onde hoje é a casa paroquial) até que ficasse pronto o novo seminário Nossa Senhora da Consolação. Foi também colocado um cruzeiro no terreno doado por Dona Maria Pereira Gõetten para a construção da casa de formação.

Frei Eugenio Cavallari, Dom Rubens Spinola e Frei Angelo Carù, Inauguração do Seminário,
13/2/1994.

No dia 8 de março de 1993 chegou a autorização para a construção do seminário que acolheria os postulantes e os noviços. Com a graça de Deus e a ajuda dos benfeitores de perto e de longe, com afinco e dedicação o projeto da obra foi realizado dentro dos tempos previamente estabelecidos. No dia 13 de fevereiro de 1994, na presença do Bispo diocesano Dom Rubens, do Prior Geral da Ordem, Frei Eugenio Cavallari, do superior Delegado do Brasil, Frei Angelo Possidio Carù e do povo novalondrinense, foi realizada a cerimônia de inauguração oficial e a bênção da casa religiosa, que, além dos noviços, acolheu os postulantes. Portanto, no dia 13 de fevereiro de 2018 nosso Seminário Nossa Senhora da Consolação completa 24 anos de sua fundação.

É importante destacar e valorizar tudo aquilo que Frei Vicente Mario Sorce fez pelo bem espiritual desta comunidade eclesial durante o período em que foi pároco. Assim como Frei Eugenio Del Medico, que além de ter colaborado com seu toque artístico na execução do projeto do seminário, começou a pensar de forma mais concreta na reforma da Igreja Matriz, consagrada no dia 15 de novembro de 1996 por Dom Rubens.

Nossa gratidão a Deus pelos sacerdotes e religiosos Agostinianos Descalços que ao longo de todos estes anos de presença em Nova Londrina se empenharam em anunciar o Evangelho, atuando na Paróquia São Pio X e Santa Rita de Cássia ou no Seminário Nossa Senhora da Consolação. Devido à devoção do povo à Santa Rita, uma santa agostiniana, e à tradição da sua festa, em 1998 Dom Sérgio Aparecido Colombo, Bispo diocesano de Paranavaí, atendendo a um pedido do Pároco Frei Carlos Topanotti, decretou Santa Rita de Cássia Co-Padroeira da Paróquia, que passou a se chamar Paróquia São Pio X e Santa Rita de Cássia.

Profissão Simples, Nova Londrina (PR),
2/1/1994.

Louvemos a Deus pela vida de cada vocacionado agostiniano que morou em algum período de sua história no Seminário Nossa Senhora da Consolação. Especialmente nossa prece pela perseverança na vocação dos sacerdotes e religiosos que hoje estão na missão que Deus, através da Ordem, lhes confiou por este mundo afora. É importante lembrar que o Seminário Nossa Senhora da Consolação foi casa de Noviciado desde sua inauguração até o ano de 2008. Em 2009 o Noviciado retornou para o Seminário Santa Mônica, em Toledo (PR).

No período em que foi casa de noviciado, o Seminário Nossa Senhora da Consolação acolheu durante vários anos uma turma de postulantes e outra de noviços. A grande maioria destes vocacionados que por aqui passaram são naturais de outras regiões do Estado do Paraná e de outros estados brasileiros. Porém, destacamos os frutos desta cidade e região: Frei César de Souza Gonçalves, natural de Nova Londrina, e Frei Alex Sandro Rodrigues, de Diamante do Norte, hoje membros da Comunidade Nossa Senhora da Conceição de Bom Jardim (RJ).

Vista aérea do Seminário Nossa Senhora da Consolação.

Queremos manifestar nossa gratidão à Providência Divina, que através do seu povo bom e generoso, nunca nos deixou faltar o necessário para levar adiante a missão que Deus nos confiou nesta terra. Intensifiquemos nossas orações pelas Vocações Sacerdotais e Religiosas, a fim de que, Deus, Senhor da messe e Pastor do rebanho, continue enviando operários para a sua vinha. Nosso Seminário Nossa Senhora da Consolação permanece com uma boa estrutura capaz de acolher os jovens vocacionados. Nossa casa tem atendido também, pastoralmente aos retiros e encontros tanto da Paróquia São Pio X e Santa Rita de Cássia, especialmente o Movimento de Cursilho de Cristandade, como também o Movimento Caminho Neo-catecumenal da Diocese de Paranavaí.

Em 2017, nossa comunidade agostiniana em Nova Londrina era formada por Frei José Arnaldo Schott, Prior e Pároco da Paróquia São Pio X e Santa Rita de Cássia e Frei Evandro Fávero, Mestre do Seminário Nossa Senhora da Consolação; dois seminaristas: Gustavo dos Santos Nicolau, natural de Nova Londrina e Carlos Travagin, natural de Terra Rica. Outros seminarista dessa nossa região está cursando filosofia: João Victor Marcos, de Nova Londrina, no Seminário Santa Rita, no Rio de Janeiro. Por tudo isso louvemos a Deus. Que Maria Santíssima, Mãe dos vocacionados, interceda junto ao seu filho Jesus para que Ele envie jovens vocacionados à Igreja e à Ordem. Deus abençoe cada uma de nossas famílias.

Frei Arnaldo José Schott, oad

  • Nosso muito obrigado a essa Ordem Religiosa que tanto bem fez e faz por nossa comunidade. Que Deus em sua infinita bondade os abençoe, lhes dê força, coragem e perseverança nessa caminhada de evangelização. Agostinianos Descalços, muitíssimo obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *