Proclamação do Ano da Santidade

O ano de 2018 é um momento especial para toda a Ordem dos Agostinianos Descalços, um período de reflexão sobre a chamada divina à santidade. O Prior Geral frei Doriano Ceteroni estabeleceu o Ano da Santidade entre os dias 18/2 e 13/11 para todas as comunidades da Ordem. Abaixo segue o Decreto de Proclamação do Ano da Santidade.


Santos no Amor

Queremos nos deixar inspirar pelas palavras de Paulo: “Bendito seja Deus, Pai do Senhor nosso Jesus Cristo que nos abençoou com toda benção espiritual nos céus em Cristo.  Nele nos escolheu antes da criação do mundo para sermos santos e imaculados a seus olhos no amor” (Ef 1,3). O Senhor nos quer: “santos no amor”, porque Ele é Amor, é comunhão.

Nossa Regra, tradução no cotidiano do Evangelho, inicia assim: “Antes de mais, amem a Deus e depois ao próximo”. Nossas Constituições nos lembram: “… nós Agostinianos Descalços nos propomos, com a ajuda da graça, de alcançar a perfeição do amor evangélico… (Const. 3)”. “Respondendo à vocação do celibato na vida religiosa, nós realizamos a plenitude do amor que Cristo viveu e transmitiu…(Const. 29)”.

Portanto, nossa vocação à santidade, ou, se preferimos, à perfeição consiste em crescer a cada dia na capacidade de amar, ou seja, assemelhar-nos sempre mais àquele que é Amor. Não se trata de “um” projeto, mas “do” projeto sonhado por Deus. Se falharmos nisto, teremos fracassado na nossa vida religiosa. Por isso Santa Teresinha do menino Jesus afirmava com vigor: “Ou santos, ou nada”.

A experiência nos ensina, porém, que a intensidade de nosso amor a Deus depende da experiência pessoal e profunda que tivermos feito de seu amor para conosco. Nosso amor, de fato, será sempre a resposta a um amor que nos precedeu, a um amor recebido e acolhido. É impossível amar se não nos darmos conta do quanto fomos e somos amados a cada momento. Sentir-se amados precede o amar e por isso constitui o elemento fundante que faz brotar o amor. “Nisto consiste o amor: não fomos nós a amar a Deus, masfoi ele que nos amou primeiro e enviou seu Filho como vítima de expiação por nossos pecados (1Jo 4, 10)”.

Portanto, é muito oportuno proclamar o ano de 2018 como “Ano da santidade” para a nossa Ordem e para quantos estão envolvidos conosco. Terá início no dia 18 de fevereiro de 2018, primeiro domingo de Quaresma e seu fim no dia 13 de novembro de 2018, aniversário do S. P. Agostinho e Festa de todos os Santos da Ordem. Convido a cada comunidade religiosa e paroquial a encontrar formas criativas para celebrar estas duas datas.

Um estímulo particular é nos oferecido pelos diversos processos de nossos Veneráveis que estão sendo levados adiante (fr. João Nicolucci, fr. Carlos Jacinto, fr. Luis Chmel, fr. Santo de Santo Domingos, Paola Renata Carboni) e, especialmente, o Reconhecimento do corpo do Servo de Deus Fr. Luigi Chmel, exigido pela Congregação dos Santos.

O Definitório geral apresentará algumas propostas concretas em nível de Ordem, que se espera sejam viáveis. Presença Agostiniana dará seu suporte a esta bela iniciativa.

Roma, 18 de janeiro de 2018.


Santos no amor…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *