Santo Tomás de Vilanova

Bispo agostiniano

1488-1555

data litúrgica: 10 de outubro

Tomás nasceu em Fuenllana, Ciudad Real, Espanha, em 1486, emitiu sua profissão na Ordem aos 25 de novembro de 1517. Exerceu por duas vezes o encargo de Prior provincial. Aos 10 de outubro de 1544, foi eleito Arcebispo de Valência, cidade onde viria a falecer no dia 8 de setembro de 1555. Suas relíquias expõem-se à veneração dos fiéis na igreja catedral de Valência, cidade na qual morreu no dia 8 de setembro de 1555.

A personalidade forte de Tomás e sua diligente atividade pastoral podem assim resumir-se: foi ele um dos maiores exemplos de promoção da reforma da Igreja na Espanha durante o período pré-tridentino e distinguiu-se de tal maneira por sua ardente caridade em relação aos pobres e às classes sociais menos favorecidas, que foi chamado “esmoler de Deus”.

Impulsionou sobremaneira os estudos, principalmente na Ordem, a ponto de ser considerado o padroeiro dos estudos que nela se realizam. Sustentou igualmente a atividade missionária da Ordem na evangelização do continente americano, enviando os primeiros frades para o Novo Mundo. Foi canonizado pelo Papa Alexandre VII, no dia de Todos os Santos, 1º de novembro de 1658, quando a Congregação de Agostinianos Recoletos já lhe dedicava uma de suas províncias.

fonte: osabrasil.org