Santa Rita de Cássia

Monja agostiniana

1381-1457

data litúrgica: 22 de maio

Nasceu em Roccaporena, um povoado próximo à cidade de Cássia, na região italiana da Úmbria. Diante da insistência de seus pais, casou-se, quando contava 14 anos de idade, com um jovem de boa vontade, mas de índole violenta.

Passados 18 anos de vida conjugal, seu marido foi assassinado. Rita não só perdoou seus assassinos, como também manifestou ao Senhor, em suas preces, que preferia ver seus dois filhos mortos, antes que envolvidos num crime de vingança. Com efeito, ambos morreriam pouco depois do assassinato do pai.

Rita empenhou-se sobremaneira em conseguir uma reconciliação pública entre a sua família, a de seu marido morto e a dos assassinos. Foi, por fim, admitida no mosteiro agostiniano de Santa Maria Madalena, em Cássia, onde levou vida religiosa por cerca de quarenta anos, quinze dos quais, os últimos anos de sua vida, levou o estigma de um espinho da paixão do Senhor.

Morreu na noite do sábado, 22 de maio de 1457 conforme o calendário pisano, ou de 1456 de acordo com o cômputo atual. Característica peculiar de Santa Rita foi ter passado por todos os estados de vida, superando os sofrimentos com amor generoso e fortaleza, e sendo sempre mensageira de reconciliação e de paz. Seu corpo é venerado em Cássia, no Santuário a ela dedicado.

fonte: osabrasil.org