Missão: Paraguai

NOVAS FRENTES DE EVANGELIZAÇÃO

 

1. PRIMEIROS PASSOS

No dia 25 de agosto de 2006, os frades agostinianos descalços Alexandre Gregorek e Silvestre Miguel Muller chegaram à cidade de Assunción, capital do nosso vizinho país, o Paraguai. O objetivo era realizar uma experiência em meio ao povo paraguaio e iniciar uma nova missão em nossa Ordem. Não havia um lugar definido para abertura de uma nova comunidade, porém alguns contatos já haviam sido realizados.

No ano seguinte, no dia 22 de janeiro, os dois religiosos, juntamente com o Comissário provincial frei Doriano Ceteroni e o irmão coadjutor Jorge dos Santos Firmino, chegam à cidade de Yguazú, departamento de Alto Paraná. A cidade pertencia à diocese de Ciudad del Este e o bispo diocesano acolhe nossos religiosos oferecendo-lhes a capela San José Obrero como campo de apostolado. No dia 28 de janeiro a capela é elevada à paróquia e é confiada aos cuidados de nossa Província.

Após um ano de missão, para a alegria de muitos, no dia 01 de maio de 2008, na presença do Prior Geral Frei Luigi Pingelli, do Comissário provincial Frei Doriano, de vários confrades e fiéis, o bispo diocesano Dom Rogelio Livieris abençoou a pedra fundamental do futuro Seminário Santo Ezequiel Moreno.

 

2. INAUGURAÇÃO DO SEMINÁRIO

No dia 08 de dezembro de 2009 a primeira parte do seminário é inaugurada e passa a acolher a comunidade religiosa e os seminaristas paraguaios. No dia 28 de agosto de 2010, festa de Santo Agostinho, a segunda parte é inaugurada e a capela do seminário é consagrada.

A missão continua e a partir do ano de 2013 a Escuela Católica San Agustín começa suas atividades, dirigida pelos frades agostinianos descalços. Atualmente, a escola possui aproximadamente 300 alunos. A graça de Deus é abundante e as atividades continuam florescendo.

 

3. UMA NOVA COMUNIDADE

No 10º aniversário de nossa missão paraguaia, no dia 14 de fevereiro de 2017, os frades Jurandir da Silveira, Silvestre Miguel Muller e Alex Cândido da Silva partem para uma nova missão: chegam ao município de Villa Elisa, próximo a Assunción, tomando posse da Paróquia São Miguel Arcanjo, concedida pelo Arcebispo Edmundo Valenzuela, na presença do Prior Provincial Frei Vilmar Potrick e outros confrades. Graças às vocações existentes é possível levar e semear o Reino em novas comunidades, servindo o Altíssimo em espírito de humildade.

Texto: Frei Silvestre Miguel Muller

Fotos da construção e inauguração do Seminário.