Em 17 de junho, o Postulador Geral, Fr. Dennis Ruiz, retirou o decreto de 26 de fevereiro de 2025 com o qual o Dicastério para as Causas dos Santos havia reconhecido a validade da Investigação diocesana “sobre a vida, as virtudes, a fama de santidade e os sinais” do Servo de Deus Fr. Ângelo Possídio Carú, sacerdote da Ordem dos Agostinianos Descalços.
A validade jurídica representa a declaração oficial de que a Investigação diocesana – iniciada na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão – foi conduzida de acordo com as normas canônicas vigentes para as Causas dos Santos.
Com esse decreto, tem início oficialmente a chamada “fase romana” da Causa de beatificação e canonização, promovida pela Província Santa Rita de Cássia e confiada ao Postulador geral, que cuidará, com a ajuda do Vice-Postulador, Fr. Vilmar Potrick, sob a orientação do Dicastério, da redação da Positio super vita, virtutibus et fama sanctitatis do Servo de Deus.
A Positio é o estudo sistemático que, com base nos testemunhos e documentos recolhidos durante a Investigação diocesana, apresenta uma “demonstração fundamentada” sobre o exercício heroico das virtudes e a consolidada fama de santidade do Servo de Deus.
Uma vez concluída, a Positio será examinada por uma comissão de teólogos do Dicastério para as Causas dos Santos (chamada “Congresso dos Teólogos”). Se o parecer for positivo, a documentação será então submetida à sessão ordinária dos cardeais e bispos membros do mesmo Dicastério. Com o consentimento deles, o Santo Padre poderá autorizar a promulgação do decreto que reconhece a heroicidade das virtudes, conferindo assim ao Servo de Deus o título de “Venerável”.
Para a beatificação, será necessário o reconhecimento de um milagre atribuído à sua intercessão; enquanto para a canonização, será exigida a verificação de um segundo milagre, ocorrido após a beatificação.
A “fase romana” agora iniciada é fundamental para toda a Causa, pois o juízo do Congresso dos Teólogos se baseará unicamente no conteúdo da Positio. Por esse motivo, sua redação requer extremo cuidado, rigor metodológico e fidelidade à verdade documental e espiritual da vida do Fr. Ângelo Possídio Carú.