Entre os dias 21 e 25 de julho de 2025, o Mosteiro de Itaici sediou o congresso da Federação Agostiniana do Brasil (FABRA). O evento teve como inspirador tema “Santo Agostinho: Doutor da Graça, Peregrino da Esperança.”
Este congresso foi especialmente significativo por celebrar o jubileu de 50 anos do primeiro encontro da FABRA, que também ocorreu no Mosteiro de Itaici, entre 14 e 17 de janeiro de 1975.
O encontro reuniu religiosos e religiosas das circunscrições agostinianas, além de leigos e leigas das paróquias, movimentos de espiritualidade agostiniana, obras sociais e instituições de ensino. Essa rica diversidade proporcionou momentos edificantes de convivência, partilha e troca de experiências, reafirmando os valores da espiritualidade agostiniana e fortalecendo a motivação inicial daqueles que começaram o projeto da federação: “superar as adversidades e criar a unidade”.
Uma segunda dimensão de igual importância do congresso foram as palestras com temas agostinianos, que este ano contaram com os seguintes assessores:
- Pe. Francisco Evaristo Marcos.
- Dra. Silvia Maria de Contaldo.
- Fr. Mario Sergio.
- Dom Santiago Sanchez, bispo da prelazia de Lábrea – AM, que apresentou os trabalhos realizados por diversos religiosos nos cem anos da prelazia.