Comunidade do Rio de Janeiro (RJ)

Padroeira
Santa Rita de Cássia


História
12/6/1948: frei Luís Raimondo, frei Antônio Scacchetti e frei Francisco Spoto, os primeiros frades agostinianos descalços chegaram ao Brasil, provindos de Gênova – Itália, de onde tinham saído no dia 29/5. A primeira comunidade religiosa se instalou na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
21/9/1948: ocorreu a instauração canônica da paróquia Nossa Senhora da Conceição, cujo primeiro pároco foi o frei Luís Raimondo. Com o passar dos anos, nossos frades e a comunidade iniciaram a construção de uma igreja dedicada a Santa Rita, no bairro de Ramos. Uma nova paróquia foi instaurada no início da década de ’50 e o atual templo foi inaugurado no dia 22/5/1981, com a presença do Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales.
1988: o primeiro grupo de 9 professos iniciou os estudos teológicos, sob a orientação de frei Luís Bernetti, no seminário construído junto à paróquia. Atualmente, nossos seminaristas de filosofia residem no Seminário Santa Rita e desenvolvem suas atividades acadêmicas e pastorais junto à comunidade.
No decorrer dos anos houve uma segunda Comunidade no bairro da Pavuna que acolheu por alguns anos professos estudantes de teologia e administra, até o momento, a Paróquia Santo Antônio. Esta Comunidade foi encerrada em 2021 e, atualmente, é a segunda residência da única Comunidade do Rio de Janeiro.


Endereço

Paróquia Santa Rita dos Impossíveis
Rua Nossa Senhora das Graças, 1260
Ramos, Rio de Janeiro (RJ)
21031- 610
(21) 2564-5975

Paróquia Santo Antônio
Praça Nossa Senhora das Dores s/n
Pavuna, Rio de Janeiro (RJ)
21.520-300
(21) 2474 1320


Atual comunidade religiosa
Frei Adalmir de Oliveira
Frei Alciney de Freitas Martins
Frei Claudimir Antonio Falkowski
Frei Darci Nelson Przyvara
Frei Getulio Freire Pereira
Frei Gustavo Tubiana
Frei Laércio José Dias Sanção
Frei Renato Batista Machado


Galeria de fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *