Após os Vogais do 6º Capítulo provincial terem discutido o estado da Província de modo demorado e diligente e elaborado o programa trienal 2025-2027, o Presidente do capítulo, Fr. José Valnir da Silva, citando as Constituições, declarou vacante o ofício de Prior provincial.
Logo em seguida, conforme o Ritual da Ordem, procedeu com a leitura de vários números das Constituições e Diretório referentes à eleição, de modo que, os Capitulares fossem lembrados das responsabilidades que estavam implicados ao eleger o que julgassem idôneo para o Ofício.
A eleição ocorreu em 20 de novembro, se deu de modo rápido, desde o momento em que o cargo de Prior provincial tornou-se vacante até a declaração do Prior geral, de que, Frei José Valnir da Silva havia sido eleito Prior provincial da Província Santa Rita de Cássia demorou apenas 36 minutos.
Na quinta-feira, 21 de novembro, o primeiro compromisso dos Frades capitulares, após terem ouvido a leitura dos números das Constituições e Diretório referentes a eleição do Conselho provincial, foi o de eleger aqueles que colaborarão com o novo Prior provincial.
Os eleitos foram os seguintes:
Vigário provincial: Fr. Darci Nelson Przyvara
Segundo conselheiro: Fr. Joacir Chiodi
Terceiro conselheiro: Fr. César de Souza Gonçalves
Quarto conselheiro: Fr. Gelson dos Santos Lazarin