Hábito religioso

O hábito religioso dos Agostinianos Descalços é sinal da nossa consagração religiosa, sendo constituído pelas seguintes partes: a túnica, o capuz, a cinta que segura o terço e a paciência (escapulário – durante o ano de noviciado). A cor predominante é o preto, salvo exceções conferidas pela Cúria geral.


Túnica: sinal do homem novo revestido de Cristo, a nova criatura que se consagra totalmente à vida religiosa. Durante o rito de vestição, a pessoa recebe também o nome religioso, acrescentando o apelativo “frei” antes do próprio nome, além de um título cristológico, mariano ou um santo de devoção após o próprio nome.

Capuz: sinal do recolhimento e do silêncio como gestos típicos da contemplação. A oração e o silêncio caracterizam nossa vida, pois são elementos imprescindíveis para a vivência do ministério religioso e sacerdotal.

Cinta: sinal da castidade como doação total de si mesmo à Ordem religiosa, além do anseio de viver os votos religiosos de pobreza, obediência e humildade.

Terço: sinal da devoção mariana que caracteriza a vida consagrada.

Paciência (escapulário): sinal do início da vida consagrada, já que o noviço ainda não realizou a profissão temporária dos votos.