Faleceu no último dia 11 de agosto, às 18h na Santa Casa de Bom Jardim (RJ) , nosso estimado confrade Dom Frei Luís Vincenzo Bernetti, bispo emérito de Apucarana (PR), aos 83 anos de idade.
Dom Luís, portador do mal de Alzheimer há cerca de 8 anos, esteve internado com complicações respiratórias por 57 dias no hospital da Unimed de Nova Friburgo (RJ). Com muitas limitações recebeu alta e retornou para a comunidade religiosa de Bom Jardim, onde passou seus últimos 15 dias de vida.
Seu corpo foi velado durante a madrugada do dia 12 de agosto na capela do Colégio Santo Agostinho, Bom Jardim (RJ), local onde Dom Luís residiu por muitos anos e colaborou diretamente para a fundação do mesmo. A missa de exéquias foi presidida Dom Edney Gouvea Mattoso, bispo de Nova Friburgo (RJ), com expressiva participação dos confrades, do clero diocesano e do povo de Deus, no dia 12 de agosto, às 14h, na matriz de Nossa Senhora da Conceição, Bom Jardim (RJ).
No dia 13 de agosto, às 14 h, Dom Celso Marchiori, bispo de Apucarana (PR) presidiu a missa de exéquias na catedral, local onde Dom Luís exerceu seu ministério episcopal por cerca de 4 anos. A missa foi concelebrada por diversos sacerdotes religiosos e diocesanos.
Durante a madrugada do dia 14 de agosto o corpo de Dom Luís foi velado na paróquia Santa Teresinha e Santo Agostinho, Ampére (PR) e às 15h, Dom Edgar Xavier Ertl, bispo de Palmas-Francisco Beltrão (PR), presidiu a missa de exéquias, visto que Dom Luiz fora bispo auxiliar dessa diocese. A celebração contou com a presença do Arcebispo de Cascavel e dos bispos de Toledo e Foz do Iguaçu, além de vários confrades agostinianos descalços e expressivo número de sacerdotes diocesanos.
O sepultamento ocorreu logo após a missa, no cemitério municipal de Ampére (PR), na capela mortuária dos Frades Agostinianos Descalços.