Reunidos na noite do dia 27 de agosto, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Bom Jardim, fiéis festejavam o dia de Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho. Presidida pelo Vigário Paroquial, Fr. Márcio dos Santos, a Missa contou com a participação das mulheres que compõem o grupo das mães que rezam por seus filhos: Mães Mônica.
Em sua reflexão, o sacerdote recordou o perseverante desejo de oração de Santa Mônica por sua família. “Rezou para que a Igreja hoje pudesse celebrar este grande doutor – Santo Agostinho – que inspira à tantos até aqui, nos dias de hoje. […] Os santos são sempre para nós a oportunidade de refletirmos sobre as nossas vidas, e, quem sabe, encontrar na vida deles uma proximidade com o Senhor ou enxergarmos essa possível distância. Enxergando essa distância, porque não me empenhar para me aproximar ou diminuí-la? E daí temos este exemplo de Santa Mônica e tantos outros.”
Ainda em sua homilia, Fr. Márcio enfatizou o exemplo da perseverança de Mônica, até conseguir a conversão de sua família. “Vendo o quanto que Deus já nos proporcionou, o quanto que a Sua Graça já nos conduziu até o dia de hoje. E enxergar em Santa Mônica, esta que, não obstante às dificuldades, soube conduzir com a sua perseverança, com o seu exemplo, trazer aquela família para a fé.” Ao final da Eucaristia o sacerdote, juntamente com as Mães Mônica, rezaram à esta que é exemplo de doação e perseverança, numa busca constante pelo cumprimento da vontade do Senhor. E após a Santa Missa, Frei Márcio dedicou um momento de reflexão sobre a vida de Santa Mônica com toda a comunidade presente.