2º Retiro OAD 2017, Toledo (PR)

Dentre os dias 18-22 de setembro, os frades Agostinianos Descalços estiveram em retiro na Comunidade Santa Mônica de Toledo (PR). O pregador foi Dom Luiz, Arcebispo Emérito de Manaus.

Dom Luiz, já com 80 anos de vida, 56 de sacerdócio, 31 de episcopado, nos orientou para a verdadeira motivação para nós religiosos e sacerdotes, aquela que nunca acaba, é o encontro pessoal com Jesus Cristo. Precisamos fazer continuamente experiência de nos encontramos com Deus. E assim, ele foi nos colocando os lugares onde encontrar Deus. O primeiro e principal meio de encontrar-se com Deus é fazer experiencia com Jesus Cristo. Ele é a imagem do Deus invisível, é a expressão do mais puro amor de Deus Pai por nós. O Convite de Jesus é: “Vem e verás”, precisamos fazer experiencia de estar com Jesus. Depois precisamos encontrar Deus em sua Palavra, meditação da Sagrada Bíblia. Escutar Deus, ouvir atentamente a Palavra de Deus. Aprofundar a Palavra, porque, como fala Santo Agostinho, “Ninguém tem o direito de distribuir a Palavra de maneira superficial”. Outra maneira de encontrar Deus é através da oração pessoal. O mundo está tão barulhento e ilusório que nos rouba a interioridade. Estamos perdendo a capacidade de pensar. Precisamos de ter momentos fortes na presença de Deus para conversar com Ele sobre tudo o que nos acontece. Continua Dom Luiz, a Eucaristia também é uma maneira especial de nos encontrarmos com Deus. Jesus está ali verdadeiramente presente. Também temos que nos encontrar com Deus através das pessoas que encontramos, pois devemos ver em todos o próprio Cristo e amar a todos como Deus os ama. Por fim encontrar-se com Deus também na Igreja, santa e pecadora.

Agradecemos a Dom Luiz pela sua disponibilidade, de caminhar conosco estes dias tão preciosos de renovação da nossa fé e da nossa vocação.

Frei Vilmar Potrick – Prior provincial

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *