Dentre os dia 12-16 de março o primeiro grupo de religiosos Agostinianos Descalços esteve reunido para o retiro anual, prescrito pelas nossas Constituições. O pregador, frei Jesus Madrid, espanhol, religioso da Ordem de Santo Agostinho (OSA), que atualmente habita em Lima no Peru, na casa de noviciado, assessorou nossos 15 religiosos que participaram do retiro.
Frei Jesus começou o retiro nos mostrando a importância de acolhermos a semente da Palavra de Deus e a mensagem do retiro não só na inteligência ou nos sentidos, mas no mais profundo do nosso ser, já antecipando a interioridade agostiniana. Em seguida passou a alguns temas agostinianos como: a oração, a amizade, o discernimento e a humildade em Santo Agostinho, o semeador, a interioridade, o homem em busca de Deus, as características da comunidade agostiniana e viver como consagrados hoje.
O retiro foi uma experiência maravilhosa de encontro com Deus no mais profundo do nosso ser. Como Agostinho pudemos fazer um pouco a experiência de voltar para nosso interior e ali encontrar Deus. Um dos textos meditados foi:
Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova! Tarde demais eu te amei! Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava do lado de fora! Eu, disforme, lançava-me sobre as belas formas das tuas criaturas. Estavas comigo, mas eu não estava contigo. Retinham-me longe de ti as tuas criaturas, que não existiriam se em ti não existissem. Tu me chamaste, e teu grito rompeu a minha surdez. Fulguraste e brilhaste e tua luz afugentou a minha cegueira. Espargiste tua fragrância e, respirando-a, suspirei por ti. Eu te saboreei, e agora tenho fome e sede de ti. Tu me tocaste, e agora estou ardendo no desejo de tua paz. ( Conf. X 27, 38).
Frei Vilmar Potrick