Revista Ide e Anunciai 35. Os Agostinianos Descalços em Villa Eliza – Paraguai

O III Capítulo provincial, realizado em Ourinhos (SP), nos dias 11 a 17 de dezembro de 2015, se mostrou favorável à abertura de uma segunda comunidade no Paraguai. Este já era um desejo de toda a província do Brasil, pois o Frei Álvaro Antônio Agazzi, provincial da época, em 2014, já havia feito contatos com o Arcebispo de Assunção, Dom Eustaquio Pastor Cuquejo Verga, através do seu Bispo Auxiliar, Dom Edmundo Ponziano Valenzuela Mellid, que naquele mesmo ano assumiu a Arquidiocese como bispo titular. A primeira opção apresentada à Ordem foi a capela “San Miguel Arcángel”, em Villa Eliza, região metropolitana de Assunção, que seria desmembrada da paróquia “Virgen del Carmen”, e se tornaria uma nova paróquia. Após uma visita feita pelo provincial, pelo conselheiro Frei Vilmar Potrick e por Frei Silvestre Miguel Muller, prior da comunidade “San Ezequiel Moreno”, foi apresentada ao bispo nossa intenção de assumir a referida capela. Mas, naquela época, as tratativas não continuaram, e o projeto de uma segunda comunidade no Paraguai foi adiado.

Paróquia San Miguel Arcángel.

Após o III Capítulo provincial, o recém eleito Prior provincial, Frei Vilmar Potrick, encarregou a comunidade “San Ezequiel Moreno” a entrar em contato com os bispos do Paraguai para encontrar uma diocese disposta a nos acolher. Em junho de 2016, Frei Vilmar se encontrou com Dom Edmundo em Roma, e os dois conversaram sobre uma comunidade da Ordem em sua diocese. Segundo o bispo, a capela “San Miguel Arcangel”, que era para a Ordem assumir em 2014, estava disponível. No segundo semestre de 2016, as tratativas continuaram e aos 18 de novembro, Dom Edmundo oficializou sua intenção de acolher a Ordem dos Agostinianos Descalços em sua diocese, oferecendo novamente a Capela “San Miguel Arcángel”. O Definitório geral, aos 02 de dezembro de 2016, analisando o pedido do Prior provincial, erigiu a nova comunidade com o nome Frei Antonio Desideri.

Posse de Frei Silvestre Müller,
18/2/2017.

No dia 18 de fevereiro de 2017, Dom Edmundo, deu posse ao Frei Silvestre e erigiu a futura paróquia “San Miguel Arcángel”, que compreende a matriz mais 06 capelas, com aproximadamente 30 mil habitantes. No território da futura paróquia encontra-se também uma escola paroquial. Frei Jurandir de Freitas Silveira foi eleito Prior da nova comunidade pelo Conselho provincial no dia 07 de dezembro de 2016. Faz parte da comunidade Frei Alex Cândido da Silva, que auxilia também a comunidade “San Ezequiel Moreno”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *