Revista Ide e Anunciai 33. Os Agostinianos Descalços em Nova Ubiratã (MT)

O III Capítulo provincial realizado em Ourinhos (SP), de 11 a 17 de dezembro de 2015, se mostrou favorável à abertura de uma segunda comunidade no Mato Grosso. Já, ao longo do ano, Frei Álvaro Antônio Agazzi havia conversado com o bispo Dom Gentil Delazari, que ofereceu a paróquia Nossa Senhora Aparecida de Nova Ubiratã (MT). Logo após o III Capítulo provincial, Frei Vilmar Potrick, recém eleito Prior provincial entrou em contato com Dom Gentil a respeito da referida paróquia. O bispo, em carta do dia 06 de janeiro de 2016, expressou oficialmente, o desejo de confiar à Ordem a paróquia de Nova Ubiratã. O Conselho provincial reunido aos 12 de janeiro de 2016, aprova a abertura da nova casa e pede ao Definitório geral para erigir a comunidade Frei Angelo Carú.

No dia 14 de fevereiro de 2016, Dom Gentil dá a posse a Frei Edecir Calegari como pároco e aos frades Frei Salésio Kriger e Frei Cleber Rosendo da Silva, como vigários paroquiais da paróquia Nossa Senhora Aparecida de Nova Ubiratã. Esta paróquia é composta pela matriz, uma grande capela em Boa Esperança do Norte, distrito de Sorriso (MT), onde é celebrada a missa dominical, mais 13 comunidades no interior, onde é celebrada a missa mensalmente. A paróquia como um todo tem cerca de 15 mil habitantes. Após um ano servindo a paróquia como Vigário, Frei Cleber pediu afastamento. Em agosto de 2017, chegou para compor a comunidade Frei Sidney Guerino Rufatto, exercendo o ofício de Vigário paroquial.

Aos 13 de março de 2017, após o Papa aceitar a renúncia de Dom Gentil, assume a Diocese Sagrado Coração de Jesus, de Sinop (MT), Dom Canísio Klaus. Este, em julho de 2017, entrou em contato com o provincial propondo uma mudança de paróquia, ou seja, a Ordem devolveria à diocese a paróquia Nossa Senhora Aparecida de Nova Ubiratã e assumiria a paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Nova Canaã do Norte (MT), cerca de 50 km de Colider, onde os Agostinianos Descalços estão desde 2011. O Conselho provincial de 12 de novembro, tendo lido o pedido oficial do bispo de 8 de novembro de 2017, aprova a mudança de paróquia, que será realizada no início de 2018.

Igreja Matriz.

Interior da Igreja Matriz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *