Prior Provincial: Felicitações de Natal 2018

“Maria disse: A minha glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador”! (Lc 1,46-47)

Caros confrades!

Com as palavras de Maria Santíssima louvemos e glorifiquemos a Deus por todas as graças recebidas ao longo deste ano em que comemoramos 70 anos de presença no Brasil. Muitas foram as celebrações, cujo auge foi a Santa Missa na casa da Mãe em Aparecida. Também neste ano realizamos o IV Capítulo Provincial, acontecimento de suma importância, que vai guiar a vida da Província nos próximos três anos.

O Natal se aproxima convidando-nos a contemplar a Família de Nazaré: quando Maria disse sim não pensou em si mesma, quando São José disse sim ao plano de Deus não pensou em si mesmo, mas ambos pensaram no Menino Jesus e na humanidade inteira. O sim deles frutificou e trouxe ao mundo o Salvador Jesus, que por sua vez aceitou fazer a vontade do Pai em sua vida. Que o nosso sim a Deus seja também em vista do outro. Tudo muda quando fazemos de nossa vida um dom para o outro.

O convite do IV Capítulo Provincial é para que olhemos mais para o outro, aquele que vive dentro da mesma casa, que divide conosco as tarefas do dia-a-dia, que tem o mesmo objetivo de consagrar-se a Deus no serviço alegre e humilde aos irmãos. Quando cada religioso sente-se acolhido e amado, formam-se comunidades felizes e testemunhas da alegria. Esta é a melhor propaganda vocacional.

O ano de 2019 vem aí, trazendo esperança de dias melhores. Preparemo-nos para vivermos o “ano do Carisma” proposto pela Cúria geral: “Felizes em servir o Altíssimo em espírito de humildade”. Reavivemos em nós este ideal tão bonito das primeiras comunidades cristãs: “um só coração e uma só alma voltados para Deus”. Olhemos todos para a mesma direção. E qual é esta direção? Olhos fixos em Jesus, aquele do presépio, pobre, humilde; aquele que disse: “eu vim para servir e não para ser servido”. Quando todos olhamos para a mesma direção temos mais força, temos mais alegria, temos mais amor um pelo outro.

Nesta grande Solenidade da nossa Igreja, por intercessão de Nossa Senhora da Consolação, do Santo Pai Agostinho, de Santa Rita de Cássia, padroeira da Província, invoco sobre vocês e suas famílias a bênção de Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

Abraço fraterno, feliz e santo Natal a todos!

Rio de Janeiro (RJ), 29 de novembro de 2018.

Frei Vilmar Potrick, oad
Prior Provincial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *