Prior Geral: Felicitações de Natal 2018

E o Verbo se fez carne e veio morar entre nós,
e nós contemplamos a sua glória (Jo 1,14).

Caros Confrades,

A Igreja, servindo-se do discurso do nosso Pai Santo Agostinho, a cada ano, na ocasião do Natal nos repete: “Desperta ó homem: por tua causa Deus se fez homem. Por tua causa, repito, Deus se fez homem”. Certamente faz refletir o fato que a Igreja, depois de tantos séculos, peça ainda ao homem para despertar. Despertar de qual sono? Estamos todos acordados… talvez até demais.

Respiramos uma cultura que se sente orgulhosamente emancipada e autossuficiente, que acredita cegamente que a ciência oferecerá à humanidade um futuro idílico, porque vai ser capaz de resolver todos os problemas relativos à vida humana, dando-lhe o bem-estar desejado. Duas são as grandes ilusões, falsidades que se escondem nesta visão das coisas e se tornam um grande anestésico. A primeira consiste em fazer da ciência uma religião, uma divindade, como se fosse algo de sagrado, de absolutamente certo e todo-poderoso. A segunda falsidade consiste em acreditar e sustentar que o suposto bem-estar fornecido pela ciência se identifique com o verdadeiro progresso e com a felicidade. Em todo caso, o primeiro a ser descartado e colocado de lado é o próprio Deus, porque se tornou inútil e está a mais.

Poderia acontecer que esta cultura tenha se introduzido aos poucos no convento e sub-repticiamente tenha invalidado algumas certezas insubstituíveis que constituem a vida religiosa: a salvação nos é doada, vem de fora; a nossa salvação é um Outro, é o Deus – amor que vem para nos tirar da impossibilidade de sermos felizes. O mistério da Encarnação, do seu Natal atinge diretamente o coração da humanidade, da minha e da sua: “Por tua causa, Deus se fez
homem”.

Santo Natal e sereno Ano Novo, também em nome dos Confrades da Cúria Geral.

Roma, 13 de novembro de 2018, festa de todos os Santos da Ordem.

Frei Doriano Ceteroni, oad
Prior geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *